Anuidade paga a conselho poderá ser deduzida do IRPF.
- Escola do Contador
- 1 de fev. de 2024
- 4 min de leitura

O Projeto de Lei 1938/23 permite deduzir do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) o pagamento de anuidades feito a conselhos profissionais. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera norma que trata do IR (Lei 9.250/95).
Atenção: Cadastre-se e receba gratuitamente nosso informativo www.escoladocontador.com.br
“Se as despesas com os conselhos, como a Ordem dos Advogados do Brasil e vários outros, são condições sine qua non para o exercício profissional, então elas devem ser abatidas da base de cálculo do IR”, afirmou o autor da proposta, deputado licenciado Professor Paulo Fernando (DF).
Tramitação: O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da Reportagem/RMEdição – Rachel Librelon
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Leia também:
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa aos profissionais da contabilidade obrigados ao cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC)
Juiz concluiu que a suspensão da autorização para emitir notas fiscais de serviços eletrônicos constitui uma forma ilegítima de cobrança de tributo.
Envio da declaração é obrigatório para todos os MEIs com CNPJ ativo.
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) industriais já podem se inscrever gratuitamente na nova plataforma do programa Brasil Mais Produtivo do governo federal.
Instabilidades no Portal NFS-e estariam ocorrendo desde segunda-feira (29)
Benefícios e contribuições também sobem a partir deste mês
Receita Federal implementa terceira etapa de medidas de segurança migrando serviços para acesso exclusivo pela conta gov.br
Medidas atendem às determinações da Lei 14.063/20
Versão 10.0.3 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2023 e situações especiais de 2024, e para os anos anteriores.
Publicado o PVA versão 4.0.1 com alterações corretivas
Com a aprovação do Manual de Orientações ao Contribuinte para o CT-e 4.0, novas diretrizes e procedimentos devem ser seguidos a partir de fevereiro.
O contribuinte pde verificar se tem direito ao clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição
Queda de 0,5 ponto era esperada pelo mercado financeiro
Notícias regionasi:
CEARÁ
SANTA CATARINA
MINAS GERAIS
ESPÍRITO SANTO
AMAPÁ
RIO DE JANEIRO
PARAÍBA
DISTRITO FEDERAL
RIO GRANDE DO NORTE
AMAZONAS
PARANÁ
SÃO PAULO
PARÁ
SERGIPE
MATO GROSSO
BAHIA
PERNAMBUCO